Do Pré I ao 12º ano: Programa Educativo amplia atividades
Consolidando a vocação do Art Show, de fomentar a fruição da arte pelos alunos da Chapel, a programação educativa, na última edição, foi estendida para todas as séries. "Neste ano de comemorações, o enfoque educativo foi especial, pois pela primeira vez tivemos a participação de todos os alunos em atividades práticas", afirma Adriana Rëde, curadora do Art Show.
A presença do homenageado - o fotógrafo German Lorca - em todos os dias da exposição proporcionou experiência única para os alunos, que tiveram a oportunidade de conversar com o artista sobre técnicas e processos utilizados na captação das imagens e ouvir histórias por trás dos cliques.
"Chamou muito a atenção a empatia do German com o público no geral, mas principalmente com os alunos", comenta Ms. Rëde. Na conversa com os alunos do 11º e 12º ano, o fotógrafo foi aplaudido duas vezes, tamanha a satisfação dos jovens ao acompanhar algumas das experiências que ele acumulou em 70 anos de carreira. Com as crianças pequenas, a experiência de German Lorca foi também marcante: ele chamava os alunos que visitavam a exposição para conversar e trocar ideias acerca da impressão deles sobre as obras expostas.
Durante o evento foi lançada a segunda edição da Revistinha Educativa, direcionada aos alunos do ECEC e do Elementary e coordenada por Elissa Khoury Daher e Maria Elena Sykora Gutauskas. A publicação contém atividades para diversas faixas etárias e utiliza linguagem simples e direta para tratar de arte com os alunos, promovendo seu envolvimento com o tema. Os alunos utilizam a revistinha em classe com as professoras de artes e a levam para casa, tamanho seu sucesso.
A fotografia ocupou papel de destaque no 46º Art Show. Produção de câmara pinhole, revelação de imagens, técnicas de luz e sombra, entre outras, foram algumas das atividades oferecidas durante o evento. Mais que isso, todos os alunos da Chapel tiveram conversas e atividades com artistas. "É com orgulho que posso afirmar aos pais que seus filhos aproveitaram todos os espaços de arte proporcionados pelo Art Show, cumprindo nosso objetivo", finaliza Adriana Rëde.





